O que é storytelling e como ele pode ajudar seu negócio agro

o que é storytelling

Você já deve ter ouvido falar dele, mas sabe o que é storytelling? Essa técnica é a capacidade de contar uma história e despertar emoções que levem o leitor a uma ação. Muito utilizado no marketing e na publicidade, esse método promove seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta.

Provavelmente, você já consumiu um produto ou quis conhecer mais sobre uma marca porque se identificou com a história dela, não é mesmo? É dessa forma que o storytelling funciona. Através de histórias relevantes, você estabelece ligações interpessoais com seus clientes e consumidores.

E como boas histórias são capazes de chamar a atenção das pessoas, o storytelling pode ser um grande aliado para seu negócio. Afinal, montar uma boa narrativa pode valorizar ainda mais a sua marca no mercado agro. Por isso, vamos te ensinar melhor o que é storytelling e como utilizar essa ferramenta na sua marca. Acompanhe!

Afinal, o que é storytelling e por que utilizá-lo no mercado agro?

Verdade seja dita: qualquer pessoa pode ser um contador de histórias e é muito provável que seu negócio agro tenha uma boa história a ser contada. Afinal, toda empresa acumula enredos ao longo da sua construção e é isso que o seu consumidor precisa conhecer.

No entanto, para você começar a entender o que é storytelling, precisa saber que ele envolve elementos-chave para que sua narrativa atraia a atenção do público de forma sutil e emotiva. Isso porque um dos fatores principais dessa técnica é garantir uma aproximação com o público e fazer com que ele se identifique com a marca.

Dessa forma, você humaniza seu negócio e ainda o torna mais confiável no mercado agro. Como criar uma narrativa que encante seu público-alvo, porém? Fique tranquilo, pois vamos te ensinar todos os passos.

Saiba com quem você está falando

Como já falamos acima, o objetivo do storytelling é contar história, encantar e cativar uma audiência. Por isso, é importante saber qual é seu público-alvo para que a mensagem seja mais personalizada e assertiva possível.

E quando falamos sobre conhecer, significa ir além de aspectos gerais como gênero, idade e cidade de origem.

É importante conhecer também os hábitos de consumo, quais problemas enfrentam diariamente e como seu produto pode ajudar a resolvê-los.

Encontre a mensagem a ser transmitida

Quando você entender os questionamentos da sua audiência, será mais fácil encontrar a mensagem que precisa transmitir. Isso porque você já terá em mãos os personagens e o contexto da sua história. É através desse primeiro passo que você fará com que o seu público se familiarize com o universo da narrativa.

Além disso, uma história interessante precisa de alguns fatores bem alinhados: vocabulário adequado, enredo inteligente e personagens que representem as dores e a realidade daqueles que receberão a mensagem.

Elabore começo, meio e fim com criatividade

Depois de encontrar a mensagem que deseja transmitir, abuse da criatividade. É importante você saber que sua mensagem terá mais eficiência se for construída aos poucos, de forma consciente.

Para isso, você pode contar com metáforas e exemplos, além de apostar em uma conclusão poderosa, que ajude a manter a mensagem na memória de quem ler.

E não se esqueça do call to action. É essencial que você explique para seu visitante qual ação você espera que ele realize: comprar um produto, assinar uma newsletter ou se inscrever no seu canal, por exemplo.

Deu para entender o que é storytelling e por que esses passos podem ajudar a alcançar o sucesso que você deseja para sua empresa? Para te ajudar a colocá-lo em prática, veja quais são os elementos principais para a construção do storytelling.

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Quais são os principais elementos do storytelling?

Embora não exista uma receita de bolo, existem quatro elementos que estão sempre presentes e, por isso, podem te ajudar na construção da sua história. 

Mensagem

O primeiro elemento essencial para contar uma história é a mensagem a ser transmitida. No entanto, para o storytelling no marketing, a marca ou o produto descrito precisam transformar a vida do leitor. Para isso, a mensagem precisa ser clara e envolvente para que o seu público leia até o final e ainda realize a ação que você deseja.

Ambiente

Toda história se passa em algum lugar e a sua não será diferente. Isso porque quando o ambiente é bem descrito, fica mais fácil fazer com que o público embarque na sua jornada.

Personagem

O personagem é essencial para qualquer história. Afinal, é ele quem vai percorrer toda a jornada e sofrer a transformação que levará à transmissão da mensagem.

Conflito

O fator que desperta a atenção da audiência é o conflito, ou seja, o desafio que surge para que o personagem percorra toda a jornada. Para contar histórias relevantes, o conflito precisa ser bem elaborado e de difícil superação, a ponto de exigir uma transformação do personagem para que seja superado.

Com esses 4 elementos, você conseguirá criar a sua narrativa. Lembre-se, porém, que seu objetivo é fazer com que o seu público realize uma ação.

Ficou clara a importância do storytelling para a construção da sua marca? Então, para finalizar, veja alguns exemplos do que não fazer na hora de colocar essa ferramenta em prática.

O que não fazer na hora de criar um storytelling

Agora que você já entendeu o que é storytelling, é importante reforçar alguns meios que não devem fazer parte da construção da história. Isso porque, para colocar essa ferramenta do marketing em prática, é preciso ter senso crítico para não exagerar e acabar perdendo a credibilidade. Veja só!

Mantenha a coerência

Na hora de desenvolver a história da sua empresa agro, é importante manter a coerência na narrativa. Para isso, tome cuidado com frases que possam contradizer parte da história que foi escrita anteriormente.

Além disso, tente seguir uma linha de raciocínio para que o leitor não se sinta perdido ao ler seu conteúdo.

Por mais que exista certa liberdade, é importante conservar a honestidade e não inventar situações para forçar a emoção do leitor.

Não romantize

A principal vantagem do storytelling é a possibilidade de se conectar emocionalmente com o leitor. No entanto, ao romantizar a situação você pode distanciá-lo do problema por ser muito distante da realidade dele.

Por isso, tente ser fiel à sua proposta inicial e mantenha a linguagem o mais próxima possível da realidade do seu público.

Não utilize personagens superficiais

O protagonista da sua história precisa ser marcante para que seu público crie empatia por ele e se identifique. Lembre-se: um bom personagem tem suas características bem descritas para enriquecer a trama.

Ficou claro como seu texto deve ser construído? Com essas dicas sobre storytelling você conseguirá construir a história da sua empresa e cativar seu público-alvo.

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