Plano de comunicação: por que é importante para o seu negócio?

Um dos primeiros passos para que seu negócio consiga visibilidade no mercado agro é criar um plano de comunicação estratégico. Isso porque ele funciona como um mapa, que vai orientar todas as ações da empresa para o objetivo que você deseja alcançar. 

No entanto, elaborar esse plano não é tarefa fácil, já que exige muita atenção e informações da empresa. Você já tentou elaborar um plano de comunicação, mas sentiu que não saiu do lugar? Então, este blog é para você. Acompanhe, pois vamos te ensinar como fazer isso de forma correta.

Qual é o papel do plano de comunicação para o crescimento do seu negócio?

Seja para apresentar um novo serviço, produto ou mesmo para se apresentar ao mercado, você precisará comunicar essa informação para seu público-alvo. É para isso que é necessário ter um plano de comunicação. 

É este documento que vai garantir que as estratégias da sua empresa sigam uma linha lógica para atingir um objetivo. 

Mas, antes de tudo, vamos entender o que é este plano.

Resumidamente, este documento orienta todas as ações de comunicação da sua empresa. Contudo, para dar resultado, ele precisa ser criado com base na situação atual do seu negócio, no público que você deseja atingir e no objetivo que precisa ser alcançado em determinado momento. 

Além disso, é muito importante que o plano seja revisto periodicamente para verificar se ainda faz sentido para sua empresa. Por isso, vamos te explicar o que deve conter um bom plano de comunicação. Confira!

#1 Objetivo definido

Como falamos acima, o plano de comunicação precisa ser estratégico. Ou seja, precisa ter um objetivo claro a ser alcançado e estar alinhado à proposta da empresa. Ele guiará todos os passos para a criação do seu plano de comunicação eficaz. 

#2 Qual mensagem será comunicada?

Após definir seu objetivo, é hora de definir qual mensagem será comunicada. Mais que isso, estipular o tom de voz que será adotado para transmiti-la. Isso porque falar para um público que ainda não conhece seu produto é diferente de falar com clientes já fidelizados. É por essa razão que o objetivo precisa ser muito bem definido.

#3 Quem você quer atingir? 

Saber quem você quer atingir é essencial para que a mensagem emitida seja entendida. Por isso, um bom plano de comunicação deve considerar todos os públicos estratégicos da empresa: fornecedores, colaboradores, parceiros e consumidores, por exemplo. 

E é claro que seu plano pode ser direcionado para apenas um público se for usado para ações pontuais. No entanto, é muito importante que você sempre considere todos eles na hora de estruturar seu plano de comunicação. 

#4 Estratégia bem definida

Essa etapa é essencial para o sucesso da sua comunicação. Afinal, você precisa veicular a mensagem nos canais nos quais estiverem os públicos que você deseja atingir. 

Por exemplo, se você quiser falar com investidores e empresários, o Linkedin pode ser um ótimo canal para sua estratégia de comunicação digital. Para alcançar consumidores mais jovens, porém, redes sociais como Instagram ou Facebook podem funcionar melhor. 

Entendeu por que é tão importante conhecer seu público? Agora que você já sabe o que colocar no seu plano de comunicação, veja só como construi-lo. 

6 passos para construir o plano de comunicação no mercado agro 

Como mostramos acima, um plano de comunicação estratégico é o caminho para alcançar os resultados que sua empresa deseja. Então, agora que você já aprendeu o que precisa ter neste documento, saiba como construi-lo. 

#1 Estude o mercado agro

A primeira coisa que você precisa entender é a situação atual do mercado em que sua empresa está inserida. 

Atente-se também às questões políticas, econômicas, sociais e tecnológicas que podem afetar o seu negócio. 

#2 Entenda a realidade do seu negócio

O plano de comunicação eficaz precisa conversar com a realidade e o posicionamento da sua empresa. Por isso, é importante avaliar como sua empresa está no mercado, qual é seu nível de competitividade e o que deu certo até agora. 

Neste momento, também é importante considerar os canais utilizados pela empresa, o tipo de mensagem passada, o público atingido e a imagem que ela passa para cada um de seus públicos. 

#3 Analise a concorrência 

Um passo importante para conhecer seu mercado é analisar empresas que competem pelos mesmos consumidores. Por isso, analise as práticas adotadas por elas e o que você pode aprender com cada uma delas.

#4 Acompanhe o seu público 

Conhecer seu público é essencial e isso você já sabe! Por isso, veja como eles se comportam, quais são seus hábitos de compra e quais conteúdos costumam consumir.

Para isso, conte com a ajuda do seu time de vendas e atendimento. Inclusive, você pode acompanhar a rotina dessas equipes para descobrir como os consumidores estão se relacionando com o seu negócio. 

#5 Estabeleça o objetivo e o orçamento 

Como falamos acima, é essencial que o objetivo do seu plano de comunicação esteja claro. Dessa forma, ficará mais fácil estabelecer quanto você terá disponível para investir e manter os canais, a equipe e as eventuais campanhas. 

#6 Acompanhe os resultados 

De nada adianta você criar um plano de comunicação se não acompanhar seus resultados. E esse monitoramento deve ser feito ao longo de todo o processo. Assim, se alguma das etapas não tiver o desempenho desejado, você poderá interrompê-la, adaptá-la ou melhorá-la para chegar ao seu objetivo final.

Entendeu como o plano de comunicação pode ajudar sua empresa a alcançar os resultados desejados? Então, se você ainda não investiu neste documento, é hora de colocar a mão na massa. 

Para uma estratégia eficaz, conte com o Grupo Fieldcom

Sem dúvidas, conversar com o público certo é um passo essencial para o sucesso da sua marca no mercado agro. E, como você viu neste blog, um plano de comunicação eficaz faz toda a diferença na hora de atingir determinado objetivo. 

Então, se você está pensando em adotar essa estratégia, mas não sabe por onde começar, conte com o Grupo Fieldcom. Aqui, nós estudamos seu público e definimos as melhores estratégias para alcançar seus objetivos. 

Agende uma conversa com a nossa equipe e conheça mais sobre os nossos serviços. 



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