Por que o Linkedin é importante? Veja como usá-lo na sua empresa

Hoje, as redes sociais são uma verdadeira ferramenta, tanto na área pessoal quanto na profissional. Por isso, são muito usadas por empresas que precisam e querem se mostrar para um número cada vez maior de pessoas. Mas, afinal, por que o Linkedin é importante para a sua empresa do mercado agro? Nós vamos te explicar neste blog!

Além de ser a principal rede social para profissionais, o Linkedin é uma ótima ferramenta para empresas que buscam expandir sua relevância no mercado agro. Isso porque, nessa plataforma, você encontra e oferece oportunidades de emprego, se atualiza sobre as novidades do mercado e ainda pode divulgar suas conquistas e aprendizados profissionais. 

Já deu para começar a entender por que o Linkedin é importante, não é? Então, se você ainda não tem seu perfil nessa rede social profissional, talvez seja a hora de inclui-lo na sua estratégia de marketing digital para alavancar seu negócio no mercado agro. E fique tranquilo, pois com este artigo você vai aprender a criar um perfil invejável no Linkedin e tirar o maior proveito dessa rede social. Acompanhe! 

Entenda por que o Linkedin é importante para o relacionamento com cliente no agronegócio

Como começamos a explicar acima, o Linkedin é uma rede social profissional voltada para o networking e, para isso, tem um leque extenso de usuários extremamente ativos. Por isso, é uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade da marca entre os profissionais e compartilhar seus serviços, produtos e até o dia a dia da sua empresa.

Entretanto, antes de criar seu perfil, é necessário analisar se você e sua empresa agro possuem material suficiente para essa rede. Isso porque enquanto as outras redes sociais, como Facebook e Instagram, permitem que você aposte em várias possibilidades de conteúdo, no Linkedin a abordagem deve ser mais corporativa e formal.

Para você entender, bons exemplos de conteúdos a serem compartilhados no Linkedin são marcos da empresa, ações realizadas, participações em eventos e feiras, depoimentos de colaboradores e clientes, além da divulgação de vagas de emprego. 

Outras possibilidades de publicações que você pode explorar no Linkedin são notícias e artigos que se relacionem com o mercado agro. Esse tipo de conteúdo pode ajudar a reforçar o conhecimento e a autoridade da sua marca no segmento.  

Agora que você entendeu um pouquinho mais sobre por que o Linkedin é importante e como criar conteúdos para essa rede, deve estar se perguntando: “Mas afinal, como nós conseguiremos criar esse tão falado relacionamento com os usuários?”

A resposta é exatamente o que te explicamos acima: com criação e compartilhamento de conteúdo relevante para seu público-alvo. Isso porque, assim como acontece em todas as redes sociais, o conteúdo para o Linkedin é de extrema importância para criar um relacionamento com o cliente.

Por isso, ele deve ser pensado e elaborado estrategicamente de acordo com o interesse do seu público. Para entender melhor, veja 3 passos para criar esse engajamento com os usuários dessa rede social. 

#1 Estabeleça presença

Na hora de criar seu perfil, inclua todas as informações da sua empresa na descrição e a mantenha sempre atualizada. Lembre-se também de acrescentar as palavras-chave que fazem sentido para seu negócio, já que elas fazem com que os usuários te encontrem com mais facilidade. 

#2 Trabalhe o engajamento

Após conquistar seguidores, é hora de gerar engajamento na sua página. Para isso, seja amigável e não foque apenas em apresentar e vender seu produto. Como já falamos acima, o Linkedin é uma ótima rede para networking. Então, antes de tentar vender seu produto ou serviço, converse com os usuários e mostre seu conhecimento no assunto.

Além disso, mantenha uma periodicidade em suas publicações. Isso é importante para que os usuários se lembrem da sua marca. E não se esqueça: aposte em conteúdos relevantes para seu público e mostre que você é autoridade no assunto. 

#3 Espalhe a sua mensagem

Mais do que compartilhar, tente viralizar seu conteúdo no Linkedin. Para isso, você pode participar de grupos de discussão para conseguir difundir sua mensagem. Dica importante: faça uma apresentação do assunto antes de adicionar seu material a uma discussão.

Viu só por que o Linkedin é importante e como ele pode te ajudar a atrair novos clientes para sua empresa no mercado agro? 

Como as empresas conquistam novos clientes através de anúncios no Linkedin?

Assim como em outras mídias, o Linkedin também oferece a possibilidade de veicular anúncios pagos dentro da plataforma. Essa é uma maneira de promover ainda mais sua empresa no mundo do agronegócio.

Isso porque o Linkedin oferece uma capacidade de segmentação mais focada do que a de outras redes sociais, por exemplo, cargo, profissões, empresas e até mesmo investidores que tenham a ver com o perfil do seu negócio. Dessa forma, você se conecta com mais facilidade com profissionais que são interessantes para a sua estratégia de marketing.

Outra vantagem dessa rede social é a concorrência. Como não há tantas marcas do mercado agro investindo no Linkedin, existe um maior alcance de usuários com menor investimento. Além disso, a ferramenta possibilita que você acompanhe a conversão dos visitantes e potenciais clientes. 

Você também pode aproveitar essa rede social para geração de leads, com formulários de conversão curtos ou até mensagens patrocinadas. Isso porque, enquanto o Facebook, o Instagram e outras redes são utilizadas prioritariamente para interesses pessoais, no Linkedin as pessoas se cadastram justamente para tratar de negócios, além de receber dicas e novidades da sua área de atuação. 

Isso significa que elas estão naturalmente abertas para novas oportunidades, contatos de desconhecidos e até mensagens de pessoas e marcas. Esse é outro motivo que mostra por que o Linkedin é importante e pode ajudar a complementar a estratégia de marketing digital do seu negócio. 

Mas afinal, como criar um perfil de sucesso para sua empresa agro no Linkedin?

Agora que você já sabe o que precisa fazer para garantir o sucesso do seu negócio no Linkedin, é hora de montar o perfil da sua empresa. Listamos 4 passos essenciais para você. Olha só: 

#1 Tenha uma company page

As company pages são relevantes porque permitem que as empresas construam uma audiência. Essa página possibilita que a URL seja personalizada, além de inserir imagem de fundo, informações sobre o negócio e muito mais. Nela, você também poderá publicar todos os novos posts do seu blog, os novos ebooks e materiais ricos. 

Além disso, os usuários podem seguir essa página e sinalizar que gostariam de receber seus conteúdos. Outro ponto interessante é que os funcionários são os embaixadores da marca na sua company page. Isso porque eles poderão sinalizar que trabalham na empresa e gerar novas oportunidades de negócios. Afinal, possíveis clientes podem tentar um contato direto com algum funcionário da sua empresa. 

Por isso, é muito importante que a sua equipe conheça e domine as técnicas de relacionamento para encontrar e saber direcionar um lead qualificado. 

#2 Personalize sua URL

Uma das boas práticas de como usar o Linkedin para empresas é ter links personalizáveis, pois eles contribuem para que seu perfil seja encontrado com maior facilidade. Para editar, é só selecionar o ícone de configurações ao lado da URL que o Linkedin disponibiliza, próximo ao seu avatar. 

Mas atenção: páginas empresariais precisam solicitar a alteração da URL no suporte do Linkedin. 

#3 Descreva seu negócio com precisão 

Como já falamos acima, o Linkedin é uma rede profissional, por isso seu negócio deve ser descrito com precisão e profundidade. Tente preencher o maior campo possível de informações para que as pessoas conheçam bem do que se trata sua marca e quais são seus diferenciais no mercado agro. 

#4 Participe de grupos

No Linkedin, o networking é imprescindível, e é por isso que os grupos são tão importantes. Neles, os profissionais com interesse nas novidades do agronegócio, por exemplo, podem abrir fóruns de discussão e trocar experiências de maneira direta. 

No entanto, para obter resultados relevantes na construção da sua autoridade e reconhecimento nos fóruns sobre agronegócio, você precisa participar dos grupos de discussão com uma boa frequência de interação. Mas atenção: é muito importante que você evite excesso de postagens ou de e-mails para não ser o chato do grupo. 

Viu só por que o Linkedin é importante? Investir na construção de um perfil é apostar na construção de uma boa reputação online e trabalhar a imagem corporativa. 

Para montar a sua estratégia de marketing, conte com o Grupo Fieldcom

Agora que você entendeu por que o Linkedin é importante e como ele pode ajudar a alavancar seu negócio no mercado agro, é hora de montar a estratégia de marketing digital para a sua empresa. Afinal, mais do que inserir uma marca no mercado, hoje é preciso torná-la memorável. 

Para isso, conte com a ajuda do Grupo Fieldcom. Aqui, nós estudamos seu público para que ele se identifique cada vez mais com a sua marca através de conteúdos relevantes e de qualidade. Agende uma conversa com a nossa equipe e coloque a sua marca em destaque no agronegócio. 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*