Mercado agro: como boas histórias podem encantar e fidelizar clientes

Provavelmente, você cresceu ouvindo muitas histórias. Sejam de situações cotidianas ou lembranças de família, as histórias cativam as pessoas e podem influenciar na hora das decisões. Por isso, montar uma boa narrativa pode valorizar ainda mais a sua marca no mercado agro.

Neste texto, você vai conhecer tudo sobre uma ferramenta poderosa de comunicação: o storytelling. É ela que vai ajudar a criar uma boa história para o seu negócio a fim de conquistar mais clientes. Vamos lá?

O que é storytelling e por que utilizá-lo no mercado agro?

Em inglês, o termo storytelling significa “contar uma história”. E verdade seja dita: qualquer pessoa pode contar uma história. No entanto, essa ferramenta do marketing envolve elementos-chave para que sua narrativa atraia a atenção do público de forma sutil e emotiva. Então, é isso que fará com que o consumidor seja cativado, principalmente no mercado agro.

É muito provável que a história da sua marca no mercado agro tenha uma boa narrativa. Afinal, qualquer negócio acumula enredos ao longo da sua construção. E é essa história que o seu consumidor precisa conhecer.

Isso porque um dos elementos principais do storytelling é garantir que a história contada gere aproximação com o público. Dessa forma, comunicar as histórias que a empresa carrega potencializa a lembrança da marca, gera identificação do público com a organização, humaniza o seu negócio e ainda traz confiança.

Mas, afinal, como criar uma boa história?

O mercado agro é incrível porque tem a capacidade de mesclar a tradição familiar com as mais avançadas tecnologias. Isso faz do agronegócio um mercado extremamente aberto para a participação de profissionais de diferentes áreas de atuação.

Pensando nisso, é importante conhecer o público-alvo da sua empresa e a mensagem que precisa ser passada para ele. O que você gostaria que ficasse na memória do consumidor sobre a sua marca? É essa pergunta que precisa ser respondida na sua história.

Lembre-se: ela precisa de começo, meio e fim para transmitir todas as informações e aguçar as experiências pessoais. São esses sentimentos despertados que aproximarão seu público da marca.

Após definir público e mensagem, é hora de pensar nos meios pelos quais ela será transmitida. Para isso, pense sobre como, na nossa rotina, nos conectamos de diferentes formas: através da televisão, rádio, internet e redes sociais, por exemplo.

Com isso em mente, escolha o melhor canal para impactar diretamente seu público-alvo. É claro que você pode – e deve – apostar em mais de um, caso sinta necessidade. Sabendo disso, é hora de soltar a imaginação e montar a sua narrativa.

E não esqueça: as melhores histórias são aquelas em que o consumidor consegue se identificar. Isso sim cria verdadeiras conexões!

Ainda tem dúvidas de como utilizar essa ferramenta no mercado agro?

Sem dúvidas, as ferramentas de marketing são essenciais para diferenciar a sua empresa no mercado agro. Então, programe-se para inclui-las no planejamento do seu negócio. Para isso, conte com o grupo Fieldcom! Aqui, criamos conteúdos relevantes e estratégias que colocarão o seu serviço em destaque no mercado.

Agende uma conversa conosco e dê o primeiro passo para mostrar sua história ao mundo.